Serviços de Manutenção Predial

Os principais serviços oferecidos pela manutenção predial

A manutenção predial é um tipo de serviço que tem como objetivo auxiliar na prevenção, conservação e garantir que as edificações atendam às exigências de segurança para não colocar seus usuários em situações de risco. 

Ela deve fazer parte da rotina de todos os edifícios e envolve uma série de serviços para garantir a sua funcionalidade. Por isso, no artigo de hoje vamos te mostrar quais são os tipos e os serviços prestados na manutenção predial e a importância de contratá-la. Confira! 

Existem três tipos de manutenção predial: manutenção preventiva, corretiva e preditiva.  

Manutenção preventiva 

É realizada antes do surgimento de algum problema. Ela é fundamental para a conservação dos edifícios e pode contribuir para a redução de custos, uma vez que minimiza a ocorrência de falhas e problemas futuros, além de auxiliar na prevenção de acidentes e no bom funcionamento dos equipamentos.  

Os principais serviços incluídos na manutenção predial preventiva são: 

– Vistoria nas instalações hidráulicas e elétricas;

– Inspeção de equipamentos de segurança e monitoramento, áreas comuns e estrutura das edificações; 

– Vistoria em elevadores, instalações de gás e de incêndio, ar condicionado, etc. 

Manutenção corretiva 

Na manutenção corretiva há primeiro a ocorrência de falhas em equipamentos ou instalações. Sendo assim, ela surge para corrigir os problemas de forma mais urgente e sem planejamento, porém, tem um custo mais alto e, muitas vezes, é necessária a paralização dos equipamentos durante a manutenção. 

Os principais serviços da manutenção corretiva são: 

– Troca de peças de equipamentos como elevadores, portões eletrônicos, interfones; 

– Reparos na estrutura do edifício; 

– Consertos de vazamentos em instalações de água, entre outros. 

Manutenção preditiva 

A manutenção preditiva possui bastante semelhança com a manutenção preventiva, pois ambas objetivam identificar e se antecipar a possíveis falhas e problemas. O que as diferem é que, enquanto a manutenção preventiva é realizada conforme um plano de manutenção que é feito regularmente, a manutenção preditiva visa encontrar possíveis erros a qualquer momento.

Algumas das suas vantagens são o aumento na vida útil dos equipamentos, redução de custos e de intervenções de correção.

Os principais serviços da manutenção preditiva são: 

– Avaliação das condições dos equipamentos e instalações;

– Inspeções nos edifícios;

– Monitoramento dos sistemas como elevadores, câmeras, entre outros.

Por que é importante contar com um plano de manutenção predial?

Como mostramos anteriormente, a manutenção predial contribui para evitar problemas que podem prejudicar a estrutura dos edifícios, colabora para a manutenção dos sistemas e equipamentos, além de reduzir custos com manutenções imprevistas.

A manutenção predial precisa ser realizada por uma equipe capacitada, pois necessita de um planejamento detalhado e do seu acompanhamento periódico, garantindo assim um conforto e segurança para todos os usuários do edifício.

Saiba que o Grupo Conservo está há quase 40 anos no mercado oferecendo as melhores soluções em serviços e contamos com profissionais altamente capacitados para te auxiliar na manutenção predial. faça seu orçamento. Esperamos por você!

Rolar para cima